Escola de Dança de São Paulo

Um olhar amplo e inovador para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho.

A Escola de Dança de São Paulo foi inaugurada em 02 de maio de 1940, na gestão do prefeito Francisco Prestes Maia, como Escola Experimental de Dança Clássica, sob direção do tcheco Vaslav Velchek. A Escola tinha como finalidade criar um corpo de baile amador, com viés para o balé clássico romântico, a fim de suprir a demanda coreográfica das grandes montagens líricas nacionais e estrangeiras do Theatro Municipal de São Paulo.

Seu funcionamento acontecia em uma das salas do Theatro Municipal e com apenas um mês de sua criação o corpo de baile estreou a ópera Aída. Já em 1943, a escola foi transferida para os baixos do Viaduto do Chá, passagem da elite Paulistana, devido à necessidade de um espaço mais amplo para acomodar o crescente número de estudantes.

Inicialmente, a Escola oferecia basicamente o curso de Dança Clássica Infantil e Juvenil. A partir de 1952 passam a ser oferecidas as matérias de Iniciação Musical e História da Dança. Apesar disso, o funcionamento da escola e a regulamentação da duração de 08 anos para o curso de formação só foi instituído em 1957, com a publicação no Diário Oficial do Decreto Lei nº 3.431. Essa ação contribuiu enormemente para a evolução e disseminação do ensino da dança na cidade de São Paulo.

Passados vinte anos, na década de 70, a Escola foi marcada pela mudança de nome, passando a chamar-se Escola Municipal de Bailado, e pela inclusão da Dança Moderna como linguagem de expressão. Esta demanda impôs um ponto de inflexão na demanda pelo balé clássico, impulsionando uma maior sintonia com os movimentos trazidos pelos grupos independentes de dança da cidade à época.

No início dos anos 80 foi criado um novo programa didático que dava ênfase à conscientização da dança, tanto física como intelectualmente. E, com o Decreto nº 21.988/86 foi constituído o Corpo de Baile Jovem Municipal, trazendo oportunidade de desenvolvimento artístico diferenciado aos então alunos da escola.

A partir desta década foram introduzidas no currículo escolar as disciplinas de Música, História da Arte, Técnica Moderna e Improvisação, regulamentadas pelo Decreto nº 30.593/1991.

Com a instituição da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, em 2011, a Escola passa a chamar-se Escola de Dança de São Paulo, iniciando uma nova fase histórica com a renovação de suas bases artístico-pedagógicas, e desde 2014 está sediada no prédio Praça das Artes, com uma infraestrutura só vista nas grandes escolas de balé internacionais.

Ao longo de sua história, a Escola projetou centenas de artistas da dança a nível nacional e internacional e mantêm-se firme no propósito de formar profissionais da dança com excelência.

Programa de Formação

O curso de Formação em Dança da Escola de Dança de São Paulo é gratuito e possui entrada via editais para processo seletivo. O Programa proporciona ao estudante o aprendizado de fundamentos técnicos e artísticos da dança, o desenvolvimento de capacidades psicomotoras, técnicas, criativas e de apreciação crítica para futuro desempenho como Artista da Dança.

Processo Seletivo EDASP 2024

Para maiores informações sobre o Processo Seletivo de Formação em Dança da EDASP, clique aqui.

Cursos Livres

Os Cursos Livres da Escola de Dança de São Paulo/Praça das Artes têm como objetivo principal oferecer vivências artísticas à comunidade e oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico aos profissionais da dança.

As aulas são gratuitas e o processo de entrada do aluno acontece via Edital.

Os cursos livres mantêm sua importância consolidada e firmada através de um ensino de qualidade. As aulas são ministradas pelos mesmos profissionais que trabalham no curso de formação e oferecem basicamente os mesmos componentes curriculares da formação.

Para mais informações, clique aqui.

EDASP Expandida – Polos Zona Sul e Zona Leste

O Projeto EDASP Expandida pretende estender a atuação da escola de dança para outras regiões da cidade de São Paulo, com o intuito de ampliar a possibilidade de acesso às vivências artísticas.

As aulas de Dança (Balé Clássico e Dança Contemporânea), com duração semestral, são voltadas ao público infanto-juvenil e distribuídas em dois polos regionais: Centro Cultural de Santo Amaro e no Teatro Flávio Império, em Cangaiba.

Inscrição para idades a partir de 04 anos, até o preenchimento das vagas.

REGULAMENTO

LINK PARA INSCRIÇÃO

Coordenação Artística: Cristiana de Souza.

Assistentes Artísticos: Luciana Rizzo, Yeda Peres.

Auxiliares Artísticos: Isac Soares, Jennifer Conceição, João Pedro dos Santos, Sophia Lustre, Victoria Mostério.

Auxiliar de Disciplina: Doroti Machado, Fabiana da Silva, Gabriele Gusmão.

Administração: Yara de Melo.

Oficineiros: Aline Campos, Andressa Ribeiro, Armando Aurich, Áurea Ferreira, Cintia Pimentel, Cristina Shimizu, Danielle Rodrigues, Davidson Oliveira, Duda Braz, Flora Mariana, Gabriel Bueno, Iryna Kosareva, Janaína Castro, Jose Perez, José Ricardo Tomazelli, Leticia Tadros, Liana Zakia, Luciana Nunes, Marcelino Dutra, Mariana Prado, Paula Petrecca, Paulo Vinicius, Rafael Abreu, Roberta Silva, Rodrigo Rivera, Sabine Marien, Silvana de Jesus, Silvana Franzoi, Sthéphanie Mascara, Thais de Assis, Vinícius Longuinho, Virginia Abbud, Wagner dos Santos, Welton Nascimbene, Will Helvecio, Yaskara Manzini.

Professores da SMC: Katiah Rocha, Milton Kennedy.

Pianistas: Ana Carolina Gouveia, Euzeli de Freitas, Janine de Freitas, Claudia Padilha, Cristina Carneiro, Matheus Alvisi, Massimo de Matteo, Nilton Ramos, Nilza Fernandes.

Percussionistas: Denis Duarte, Neném Menezes.

Praça das Artes
Av. São João, 281 > 4° e 5° andares
+55 11 3225-8244
escoladedanca@prefeitura.sp.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Escola – SEG > SEX (exceto feriados) – das 07h às 20h
Secretaria – SEG > SEX (exceto feriados) – das 09h às 18h